ESCOLA SUL > ARTIGOS > A VOLTA E O COMPROMISSO DO GOVERNO LULA COM A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A volta e o compromisso do governo Lula com a população brasileira

Escrito po: Anatalina Lourenço

14/02/2023

Anatalina Lourenço nascida no Piauí , aos 2 anos mudou para São Paulo, cientista social formada pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), professora da rede pública estadual e Municipal de São Paul

O ano de 2023 deu início com a posse do novo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. Um governo que começou pensando e apresentando a maior marca de inclusão de 9 mulheres no Governo Federal.

Nomeou a primeira mulher indígena do país para o ministério dos Povos Originários, a deputada federal, Sonia Guajajara (PSOL), tivemos a professora, Anielle Franco como ministra da Igualdade Racial do Brasil e o professor Silvio Almeida como ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania e mais nove ministros (as) negros (as). Trata-se do maior número de negros (as) à frente do primeiro escalão do governo federal brasileiro desde a redemocratização. É saber que teremos um trabalho dentro do ministério contra o pacto narcísico da branquitude. É saber que temos a possibilidade de termos um dos melhores ministérios que esse país já teve. Fazendo valer os direitos e garantias dadas a todos e todas, considerados essenciais para a vida digna e cidadã de qualquer pessoa. Nestes direitos estão o direito à educação, à erradicação da pobreza, à igualdade de gênero e das desigualdades sociais. Essas formas que também estão conectados ao racismo como crime e deve ser combatido enquanto um direito.

E mesmo havendo há disparidade, conseguimos o marco de termos profissionais negros em várias áreas do escalão da política brasileira, levando discussão para além do racismo.

Os tempos são vindouros e uma caminhada está sendo reestabelecida entre Lula e a população negra que compõem mais de 50% da população negra/parda do Brasil.

Com objetivo e todo potencial de ser um dos governos com a maior diversidade & inclusão, o presidente Lula sancionou no dia 11 de janeiro de 2023, a Lei que equipara injúria racial ao crime de racismo, podendo chegar a uma reclusão de 2 a 5 anos, também haverá aumento da pena se o crime for cometido em eventos culturais oi esportivos e finalidade humorística (injuria racial coletiva). Também foi aprovada o dia Nacional das tradições de raízes de matrizes africanas e nações do candomblé e o atual ministro Silvio Almeida, excluiu integrantes da que faziam parte da comissão de Anistia e chamou novos integrantes com “experiência técnica”, com o tema que é tratado.

Esses são algumas mudanças que sancionadas que já fazem mudança e traz segurança e justiça ao combate do racismo e racismo religioso. A importância da liberdade religiosa no Brasil que é um país laico e isso deve estar posto na Lei e na prática.