ESCOLA SUL > APRESENTAÇÃO

Construindo conhecimento
com @s trabalhador@s

A existência da Escola Sindical Sul é um fato marcante na vida de centenas de homens e mulheres que tiveram a oportunidade de construir e conviver com a política de formação da CUT, direcionada a formação sindical e à educação integral d@s trabalhador@s.

Criada em 11 de junho de 1990, a Escola Sul integra a política de formação da CUT, direcionando sua atuação para a Região Sul do Brasil, contribuindo para a reflexão da prática e ação sindical, formulando políticas sindicais, executando e sistematizando as atividades, colaborando para qualificar a disputa de hegemonia na sociedade e a organização em todos os espaços de luta dos trabalhadores.

A formação sindical é voltada aos dirigentes, lideranças, trabalhador@s de base, formador@s e assessor@s do movimento sindical na Região Sul, através do trabalho em Rede, que tem como objetivo de atingir os diferentes públicos e temáticas, de acordo com a realidade dos estados.

No decorrer da sua historia a Escola cresceu e constitui-se no espaço do Complexo da CUT, com a criação do Hotel Canto da Ilha, do Observatório Social (hoje em São Paulo) e da Escola Técnica de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha (ETHCI).

O Complexo se destina à formação sindical e à educação integral através da produção de conhecimento e da troca de experiências para a construção de novas metodologias em educação d@s trabalhador@s.

Plano Regional de Formação Sindical

Construído a partir da realidade e da ação sindical, o Plano de Formação da Rede de Formação da região Sul da CUT contribui para fortalecer e qualificar dirigentes sindicais na disputa de hegemonia e a identidade de ações do Movimento Sindical cutista na Região Sul.

A Política de Formação é um dos pilares que sustenta a Central com ações formativas de médio e longo prazo que envolvem centenas de trabalhadores e trabalhadoras, multiplicando sua ação em diversas áreas e temas de atuação.

A historia da Central Única dos Trabalhadores desafiam a debater políticas e ações frente às mudanças e às novas formas de organização, reforçando os sindicatos como espaços de participação das bases. Desafia à retomada da autossustentação da formação, onde a contribuição de cada sindicato garante os investimentos para a qualificação e renovação de dirigentes.

As atividades regionais de formação, envolvendo as CUTs do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são realizadas tanto no espaço da Escola Sul – Complexo Canto da Ilha, como nos estados e regiões. A Escola direciona sua atuação para a Rede de Formação da Região Sul do Brasil e articula a Política Nacional de Formação sindical e educação integral, construindo conhecimento com os trabalhadores.