ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA SUL APRESENTA NOVA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Escola Sul apresenta nova proposta de Planejamento Estratégico

08/06/2018

A Escola Sul oferece mediação de encontros de planejamento para as entidades sindicais da Região Sul. Conheça a proposta!

Escrito por:

Na atual conjuntura vivida pela classe trabalhadora no Brasil, marcada por constantes ataques e retrocessos, o Planejamento Estratégico Situacional (PES) ganha relevância. As recorrentes mudanças no cenário político e econômico, aliadas à chegada do período eleitoral nacional,  transformam o dia a dia dos sindicatos e demais entidades sindicais, obrigando as direções a tomarem  decisões rápidas e adequadas à realidade.

É neste contexto que o  PES se apresenta como uma ferramenta fundamental para a ação sindical. A atividade desenvolvida pela Escola Sul é voltada às direções de sindicatos e ramos e federações, seja para direções recém eleitas seja  para direções com o mandato já avançado. Com a atividade de planejamento pretende-se apontar aos dirigentes a importância de conhecer e refletir sobre o Planejamento Estratégico de sua entidade. O PES se apresenta como uma valiosa ferramenta para o enfrentamento da atual conjuntura, que considera não apenas a realidade vivida pelas entidades como também seus antecedentes históricos, seguindo o princípio básico de que planeja quem executa.

O PES tem origem na década de 1970, foi idealizado por Carlos Matus, autor chileno, a partir de sua vivência como ministro da governo Allende e hoje é o método de planejamento mais popular entre as entidades sindicais CUTistas. Dentro da proposta do PES, o estabelecimento de objetivos e desenvolvimentos de estratégias de ação são questões centrais e trabalhadas de maneira profunda.   

A Escola Sul oferece também oferece incluir ao menos um tema específico de interesse da direção, como forma de transformar o PES em um momento formativo. Dentre os temas são ofertados:

  • história da CUT
  • oficina de políticas públicas (construção de plataformas)
  • oficina de construção de argumentos para intervenção na conjuntura atual
  • negociação coletiva pós reforma trabalhista

 

PÚBLICO: toda a direção do sindicato/ramo demandante

 

DURAÇÃO: 16 a 24 horas (2 ou 3 dias de trabalho, a depender do formato acordado)

 

CUSTO: consulte.  

 

LOCAL: à escolha do sindicato demandante.

 

PERCURSO FORMATIVO:

1º dia

2º dia

Análise de conjuntura

Planejamento por secretarias

Balanço/desafios do mandato da entidade

Ações e responsabilidades

Construção de cenários

Construção da ferramenta de monitoramento

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual TVT

Todos os Direitos Reservados © Escola Sul | Tel: (48) 3266.7272 – 3266.5647
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Florianópolis – SC