ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESSCUT REALIZA OFICINA DE FORMAÇÃO SOBRE NEGOCIAÇÃO E CONTRATAÇÃO COLETIVA 2024

ESSCUT realiza Oficina de Formação sobre Negociação e Contratação Coletiva 2024

12/04/2024

Dirigentes sindicais cutistas de SC participaram da Oficina de Formação sobre Negociação e Contratação Coletiva 2024 na ESSCUT

Escrito por: Daiani Cerezer

De 08 a 11 de abril, dirigentes sindicais cutistas de Santa Catarina participaram da Oficina de Formação sobre Negociação e Contratação Coletiva 2024, realizada na Escola Sul da CUT.

A atividade teve como objetivo principal fortalecer a estratégia das campanhas salariais unificadas desde o âmbito nacional até os locais de trabalho, levando em consideração que a proposta formativa deve ser desenvolvida com a participação de diferentes categorias, com a perspectiva de combater a tendência ao “neocorporativismo” que vem levando, cada vez mais, a fragmentação das entidades sindicais, bem como o fortalecimento dos Macrossetores.

No primeiro dia de atividade, houve apresentação dos participantes, apresentação de metodologia, troca de experiências, debate sobre modos de produção e o antagonismo na negociação coletiva e noite cultural com apresentação do filme “ABC da Greve”.

A oficina de análise de conjuntura com o diálogo pedagógico e a prática de negociação coletiva foram os destaques da programação no segundo dia da atividade.

No terceiro dia, os trabalhadores(as) seguiram o debate sobre o diálogo pedagógico e a prática de negociação coletiva fazendo também exercícios de argumentação, simulação de mesa de negociação e estudo de caso. Além disso, também teve debate sobre o histórico da negociação coletiva no Brasil e a Reforma Trabalhista.

A atividade encerrou na quinta-feira, dia 11, com a pauta da Organização no Local de Trabalho, encaminhamentos e avaliação de encerramento. Confira as imagens: