ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA SUL DA CUT REALIZA O 4º MÓDULO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES

Escola Sul da CUT realiza o 4º módulo do curso de Formação de Formadores

06/03/2023

A atividade, que reuniu cerca de 30 dirigentes, abordou os temas de classe, gênero, raça e sexualidade na formação da classe trabalhadora brasileira.

Escrito por: ESSCUT

 
De 1º a 3 de março, a Escola Sindical Sul da CUT realizou o 4º módulo do curso de Formação de Formadores na sede da Escola, em Ponta das Canas. A atividade, que reuniu cerca de 30 dirigentes, abordou os temas de classe, gênero, raça e sexualidade na formação da classe trabalhadora brasileira.  
 
 
Os objetivos do curso foram despertar nos dirigentes e nas dirigentes sindicais aspectos estruturantes na formação da classe trabalhadora; compreender a diversidade na formação da classe trabalhadora e suas repercussões nas estratégias de luta e organização; debater sobre o racismo estrutural no Brasil e no movimento sindical; discutir sobre as desigualdades entre homens e mulheres na vida, no trabalho e no movimento sindical e conhecer e debater as lutas da comunidade LGBTQIA+ na vida, no trabalho e no movimento sindical. 
 
 
Os principais temas abordados foram a formação social brasileira; o capitalismo, racismo e patriarcado e a luta cutista contra as opressões e exploração. A metodologia utilizada foi o uso de recursos variados e participativos, de questões geradoras e exercício de sistematizações e janelas pedagógicas. 
 
 
Uma das convidadas para a atividade foi a vereadora do PT de Florianópolis, Carla Ayres. Ela falou sobre questões referentes à pauta do movimento LGBTQIA+. “Temos que parar de abordar os temas referentes ao LGBTQIA+ como se fossem uma questão de gênero porque não são, em sua maioria. A maioria das nossas pautas diz respeito à classe social. E é assim que devemos tratar as nossas reivindicações,” destacou.
 
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual TVT

Todos os Direitos Reservados © Escola Sul | Tel: (48) 3266.7272 – 3266.5647
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Florianópolis – SC