ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO RENOVA COMPROMISSOS E PLANO DE LUTA PARA 2022

Rede Nacional de Formação renova compromissos e plano de luta para 2022

29/03/2022

Esperançar foi o sentimento que marcou o Encontro Nacional de Juventude e Formação, pela primeira vez presencial depois de dois anos de pandemia, na Praia Grande, em São Paulo

Escrito por: Érica Aragão/CUT Nacional

 
No último dia do Encontro Nacional de Juventude e Formação, que aconteceu neste domingo (27), em São Paulo, foi divulgada a “Carta da Praia Grande”, cidade que foi localizado o evento, com os novos compromissos e o plano de luta da Secretaria de Formação da CUT Brasil para 2022.  
 
Escrita pela Rede Nacional de Formação, a Carta é um documento coletivo que registra os compromissos do grupo para intensificar as ações de formação de formadores e sua articulação com a formação de base, por meio de programas como Alicerce e do Mutirão de Formação em Comunicação Brigadas Digitais da CUT, com seus quatro pilares básicos: formação, organização, mobilização e comunicação.
 
Foram quadro dias de debates, atividades formativas e dinâmicas entre secretários, assessores e educadores e discutiram assuntos como Educação Integral, formação profissional, ciclo de Leituras e o Bicentenário da Independência, entre outros. E tudo recheado de muita cultura, troca de experiência, de dores e amores e de muita mística.
 
 
“Esperança foi o sentimento que nos acompanhou todos esses dias! E movidos e movidas pelo ESPERANÇAR em Paulo Freire, é que renovamos nossos compromissos com a nossa luta na organização da classe trabalhadora e no fortalecimento da nossa Rede Nacional de Formação, precioso instrumento e patrimônio construído ao longo desses 40 anos da nossa Central”, diz trecho da carta.
 
 
Sobre o Encontro 
 
No último dia do Encontro Nacional de Juventude e Formação a Rede Nacional de Formação, representada pelas Escolas Sindicais, Secretarias Estaduais de Formação e dos Ramos, apresentaram seus planos de formação articulados com a estratégia nacional de nossa Política Nacional de Formação.
 
O encontro foi marcado por muitos sentidos e simbologias. A primeira atividade pelas manhãs, desde a abertura da atividade, na segunda-feira (24), era o momento da mística como parte integrante do conteúdo dos debates. O Coletivo Nacional de Juventude da CUT todos os dias participou da abertura dos encontros, era o movimento de integração.
 
 
“Para vencer o ódio que se espalhou em nossa sociedade precisaremos encantar corações e mentes e a mística nos reconecta com nossa humanidade, ela é forma e conteúdo, é parte integrante de nossa prática formativa. Fortalecemos e reforçamos a compreensão de que nossa ação principal é compreender que a formação é a espinha dorsal da luta e da organização da classe trabalhadora e está ligada à ação e à estratégia”, diz outro trecho da Carta da Praia Grande.
 
Para Rosane Bertotti, o encontro superou as expectativas devido à grande representação. Todas as regiões, estados e ramos participaram do primeiro Encontro Nacional de Formação e Juventude e se comprometeram com fortalecimento da Rede Nacional de Formação.
 
“Este encontro é de fundamental importância na articulação da rede de formação, principalmente com este encontro presencial com encantamento do olho no olho e das trocas de experiências. A integração da rede de formação e rede da juventude também foi outra grande conquista deste encontro”, destacou.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual TVT

Todos os Direitos Reservados © Escola Sul | Tel: (48) 3266.7272 – 3266.5647
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Florianópolis – SC