ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > 1ª FEIRA ESTADUAL DA REFORMA AGRÁRIA DE SC FOI UM SUCESSO

1ª Feira Estadual da Reforma Agrária de SC foi um sucesso

22/03/2022

Escrito por:

Neste sábado, 19, encerrou a 1ª Feira Estadual da Reforma Agrária de SC, que estava sendo realizada desde quinta-feira, 17, na Escola Sul da CUT, em Ponta das Canas, no norte de Florianópolis. O evento foi um sucesso e contou com a participação de cerca de 3 mil pessoas de todo o Estado.
A importância do debate sobre a agricultura familiar é fundamental nos dias de hoje, até porque ela é responsável por 70% dos alimentos consumidos no país. Por conta disso e de tudo que a atividade envolve, a Feira não se limitou a apenas comercializar os produtos da agricultura familiar, mas foi além: ofereceu comida de verdade à comunidade local, promoveu debate sobre políticas públicas para a agricultura familiar e incentivou a troca entre o campo e a cidade.
Além da comercialização de produtos da reforma agrária, a programação contou com várias rodas de conversa sobre questões relativas à agricultura familiar, apresentações teatrais e palestras sobre a atual conjuntura pela qual passa o Brasil. Atividades que colocaram a agricultura familiar no centro do debate com o intuito de valorizá-la e incentivá-la como alternativa de sustentabilidade da economia local, além de garantir uma alimentação livre de agrotóxicos e com preços acessíveis a todos.
Para o coordenador geral da Escola Sul da CUT, Celso Woyciechowski, a Feira foi um momento ímpar no cotidiano da Escola Sindical Sul da CUT. “A Escola sempre teve no seu horizonte a construção de uma sociedade mais justa, igualitária com dignidade para homens e mulheres. Além disso, sempre se firmou muito na solidariedade entre as pessoas. A atividade consolidou exatamente isso: a solidariedade e a construção de cidadania que a Escola trabalha.”
Além do sucesso da 1ª Feira da Reforma Agrária ter sido realizada no meio urbano de Florianópolis, ela aconteceu no espaço da Central Única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, que é a nossa Escola. “O evento coroa o trabalho que a Escola desenvolve com ação prática para a comunidade levando alimentos saudáveis e apresentando outra forma de produção de alimentos orgânicos. Foi feito um contraponto entre a produção de alimentos agroecológicos com a produção de alimentos a base de agrotóxicos extremamente prejudiciais à saúde da população. A Escola se sente gratificada por todos os produtores ligados ao MST e trabalhadores e trabalhadoras da roça, que produzem alimentos saudáveis para toda a população brasileira,” finalizou Woyciechowski.
A Feira ainda promoveu uma ação solidária doando alimentos para comunidades de Ponta das Canas, bairro localizado no norte da ilha. Foram doadas 2 toneladas de alimentos dos assentamentos de Santa Catarina para 100 famílias, em parceria com a Associação de Moradores da Ponta Norte, além de terem sido doados alimentos para 2 cozinhas comunitárias que fazem refeições para moradores de rua.
A realização da Feira Estadual da Reforma Agrária é do MST, por meio da Cooperativa Central da Reforma Agrária (CCA/SC). O evento seguiu todos os protocolos para enfrentamento à pandemia de Covid-19 reforçando o pedido sobre a utilização de máscaras e o distanciamento seguro para o público durante todas as atividades.