ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CUT ENVIA MENSAGEM EM DEFESA DE 300 SINDICALISTAS ESPANHÓIS

CUT envia mensagem em defesa de 300 sindicalistas espanhóis

19/11/2015

Ato em 20 de novembro em Madri constitui Comissão Internacional

Escrito por: Luiz Carvalho


O Artigo 315, parágrafo 3, do Código Penal da Espanha, um resquício do governo do ditador Francisco Franco, permite prender trabalhadores por participação em piquestes e greves e atingiu neste ano 300 dirigentes sindicais no país.

Em solidariedade a eles, organizações de todo o mundo, entre elas, a CUT, manifestam apoio a um ato que acontece nesta sexta (20), em Madri, de constituição da Comissão Internaiconal em Defesa dos 300 Processados pela Greve na Espanha e pela revogação do artigo 315.

Como já fez em Boletim de periódico dos trabalhadores espanhóis mostra carta de apoio enviada pela CUT (Foto: Reprodução)fevereiro deste ano (leia ao lado), a Central volta a prestar solidariedade aos companheiros que podem pegar até três anos de prisão, caso sejam julgados e condenados pelo livre direito à mobilização.

Em vídeo e nota, a CUT reafirma o apoio à comissão, se prontifica a integrá-la e cobra a suspensão do processo contra os manifestantes. A Central destaca ainda que no 12º Congresso Nacional (CONCUT) adotou no Plano de Lutas uma resolução que trata do tema:

“Contra a Repressão anti-sindical na Espanha onde mais de 300 sindicalistas são ameaçados punições baseadas na Legislação herdada do franquismo (ditadura fascista). Anulação das perseguições e processos em curso, em defesa do Direito de Greve e de organização de nossos companheiros espanhóis! ", aponta o texto.

Confira abaixo o vídeo em que o Diretor Executivo da CUT, Júlio Turra, fala sobre o tema.
 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual TVT

Todos os Direitos Reservados © Escola Sul | Tel: (48) 3266.7272 – 3266.5647
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Florianópolis – SC