ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > II ENCONTRO ESTADUAL DE COMUNICAÇÃO DA CUT-PI ACONTECE NA SEXTA-FEIRA DIA 22 DE MAIO DE 2015

II Encontro Estadual de Comunicação da CUT-PI acontece na Sexta-Feira Dia 22 de Maio de 2015

26/05/2015

Secretária de Comunicação da CUT nacional, Rosane Bertotti, participará do encontro

Escrito por: Socorro Silva-Ascom/CUT-PI

A Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí-CUT-PI realizará o II Encontro Estadual de Comunicação, na sede da Central, evento acontece na Sexta-Feira Dia 22 de Maio de 2015, com ínicio ás 08:30 da manhã, e que traz como Tema: “Derrubando ás Barreiras da Comunicação no Mundo Sindical".

O tema da Comunicação, em especial a luta pela democratização dos meios de comunicação tem sido nos últimos anos pauta no debate e na disputa ideológica na sociedade brasileira e latino americana. No mundo do trabalho, somos bombardeados a cada instante com factoides e constantes manipulações da informação promovida pelo oligopólio das grandes corporações do setor da comunicação, que por sua vez, age a serviço das elites dominantes proprietárias dos meios de produção capitalista que em sua base de sustentação, encontram-se os trabalhadores e as trabalhadoras do campo e da cidade, do setor público e privado.

O Objetivo do II Encontro Estadual de Comunicação é fortalecer o uso das ferramentas de comunicação e a sua utilização de forma correta, a aproximação e compartilhamento das ações e agendas da CUT-PI e dos sindicatos filiados, debater a importância da Comunicação e construir uma REDE DE COMUNICAÇÃO que fortaleça cada vez mais a luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora, a Democratização da Comunicação, o uso das redes sociais, a blogosfera, Marco Civil da Internet, e o PLIP.

PÚBLICO ALVO: DIRETORES/AS DA CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES NO ESTADO DO PIAUÍ-CUT-PI, SECRETÁRIOS DE COMUNICAÇÃO, E ASSESSORES/AS DE COMUNICAÇÃO DOS SINDICATOS FILIADOS A CUT-PI.

08:30 – Abertura: Socorro Silva – Assessora de Comunicação da CUT-PI

Apresentação do Hino do Piauí

Formação da Mesa:

Paulo Bezerra – Pres. Da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí-CUT-PI.

Rosane Bertotti – Secretária Nacional de Comunicação da CUT Nacional.

Eduardo Guimarães - Autor e mantenedor do blog Cidadania.

Núbia Lopes - Sec. de Formação da CUT-PI.

Francisco das Chagas – Secretário de Comunicação (CUT-PI) – Chicão.

Painéis:

09:00 – Rosane Bertotti: Marco Regulatório da Comunicação/Comunicação em Rede da CUT/Consulta Pública da Regulamentação do Marco Civil da Internet.

09:40 – Eduardo Guimaraes: Rede Blogosfera

10:20 – Intervalo – Lanche

10:40 – Debate e interação com os participantes

12:00 – INTERVALO PARA ALMOÇO

13:00 – Socorro Silva: Derrubando as Barreiras da Comunicação Sindical / O Fortalecimento da Rede.

OFICINA:

14:00 – Dramatização da Comunicação – Oratória – Apresentação de Vídeo

15:00 – Renato Rovai – Redes Sociais.

15:40 – DEBATES

16:00 – Interatividade – Fortalecimento da Rede de Comunicação da CUT-PI com os Sindicatos

16:30 – Trabalho em Grupos.

17:00 – Apresentação dos Grupos/Avaliação do Encontro

ENCERRAMENTO

Os Palestrantes

Rosane Bertotti

Foi agricultora familiar do grupo de produção Guavirova e secretária nacional de Comunicação da CUT. É formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é da direção nacional (Coordenação Geral) do FNDC http://www.fndc.org.br/

Eduardo Guimaraes

Autor e mantenedor do blog Cidadania (http://www.blogdacidadania.com.br/) é um dos líderes dos Movimentos dos Sem-Mídia. Atualmente Eduardo Guimaraes entrou com representação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o magistrado Sergio Moro, juiz que comanda a operação Lava Jato.

Socorro Silva

Jornalista – Cerimonialista – Palestrante – Atualmente Assessora de Comunicação da CUT-PI – Instrutora de Curso de Relações Humanas – Radialista Profissional.

Renato Rovai

É Jornalista e Editor da Revista Fórum. Mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo, e Doutorando na Universidade Federal do ABC. É Professor da Faculdade Cásper Líbero.