ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > CUT-DF: FILIAÇÃO AO FNDC FORTALECE A LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

CUT-DF: Filiação ao FNDC fortalece a luta pela democratização da comunicação

22/07/2014

Central convoca entidades sindicais a enviarem documentos de filiação ao Fórum; mensalidade é simbólica

Escrito por: CUT-DF

Não há dúvidas da necessidade de luta pela democratização da comunicação, combatendo o monopólio e a manipulação da informação pelo setor empresarial, que minimiza, esconde e faz pouco caso das demandas, reivindicações e questões de interesse da classe trabalhadora.

"Para romper esse processo de dominação cultural e política, o movimento sindical é peça chave. Por isso, uma das ações empreendidas pela CUT-DF é convocar as entidades sindicais a se filiarem em massa ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), em sua seção Distrito Federal", afirma Marco Junio Duarte Nouzinho, secretário de Comunicação da Central.

O FNDC busca, especialmente, a aprovação de Lei da Mídia Democrática, de iniciativa popular, visando regulamentar a Constituição em relação às rádios e televisões brasileiras. O FNDC e suas entidades estão colhendo 1,3 milhão de assinaturas para colocar o projeto da Lei de Mídia em debate no Congresso Nacional. Desta forma, discutimos na sociedade o papel da comunicação para construção e consolidação de uma sociedade justa, com igualdade de direitos e oportunidades.

“Com ampla participação de todos os setores da sociedade interessados, teremos como realizar uma construção democrática com vistas à verdadeira cidadania”, completa Marcos Junio.

Para o presidente da CUT-DF, Rodrigo Britto, a filiação da Central e dos sindicatos CUTistas ao FNDC vai facilitar e qualificar a representação do Distrito Federal e Entorno nos espaços nacionais do FNDC, fortalecendo a articulação e mobilização de todas as entidades brasileiras que trabalham para que o direito à comunicação seja finalmente reconhecido e garantido para todos e para todo o país.

“Necessitamos de um projeto popular para a área das comunicações, que seja reflexo da luta dos trabalhadores pela democratização desse setor e pela busca de uma sociedade igualitária. Não pode ser de outra forma”, disse Rodrigo Britto.

Filiação

Para realizar a filiação ao FNDC, as entidades devem preencher os seguintes documentos:

1) Ficha de cadastro de comitê regional; e

2) Ficha de cadastro de contato de entidade, documentos que podem ser baixados diretamente do site do FNDC, por este link

Posteriormente, as fichas devem ser encaminhadas por e-mail para [email protected] e [email protected].

A mensalidade é de pequeno valor, praticamente simbólica, mas de importância para encaminhamento das atividades do FNDC. A cobrança será por boleto mensal, no valor de R$ 25 (vinte e cinco reais) mensais, encaminhado para o e-mail indicado para cada entidade.