ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > GREVE FAZ GOVERNADOR DO PARANÁ RECEBER A APP-SINDICATO

Greve faz governador do Paraná receber a APP-Sindicato

24/04/2014

Trabalhadores seguem paralisados e aguardam uma proposta concreta de atendimento da pauta de reivindicações

Escrito por: APP-Sindicato

No final da tarde desta quarta-feira (23), diante da grande mobilização dos(as) educadores(as) em todo o Estado, o governador Beto Richa realizou uma audiência com integrantes da direção da APP-Sindicato. A confirmação da reunião veio através do líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano, após a categoria lotar as galerias da Casa Legislativa. Os dirigentes da APP foram recepcionados pelo próprio governador, pelo vice Flávio Arns, e pelos secretários da Educação, Fazenda, Administração e Previdência e Governo.

Foram mais de duas horas de debates sobre os principais itens reivindicados pela categoria. O governo se comprometeu em estudar, até o dia de hoje (24), proposta para os seguintes itens: os 33% de hora-atividade, reajuste do Piso Salarial do Magistério, reajuste dos(as) funcionários(as), suspensão do corte do auxílio-transporte, alteração dos contratos PSS e pagamento das promoções e progressões em atraso. Em relação aos outros itens, o governo se comprometeu em estabelecer um cronograma de reuniões de trabalho para encaminhamentos destes temas.

A direção do sindicato efetuou de forma veemente a defesa da pauta da greve, assegurando a viabilidade de o governo resolver as reivindicações utilizando os recursos da própria educação. Os dirigentes questionaram, também, a nota publicada no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed) que alega que os(as) professores(as) do Paraná recebem 70% a mais do que o Piso Nacional. O governo do Paraná paga abaixo do Piso.

Além disso, a APP reafirmou a continuidade da greve. Esta só poderá ser suspensa após a realização de uma assembleia estadual, que só será convocada quando o governo apresentar uma proposta concreta de atendimento da pauta. O governo solicitou uma nova reunião para esta quinta-feira (24). Segundo eles, durante todo o dia as secretarias de governo envolvidas farão estudos sobre impacto financeiro das reivindicações. Na reunião, o governo deve apresentar propostas para a categoria.

A direção da APP avalia como vitoriosa a mobilização do primeiro dia e reafirma a necessidade de fortalecermos ainda mais a adesão à greve, o acampamento em frente ao Palácio Iguaçu, os atos regionais e todas as atividades previstas na mobilização. Os comandos de greve, neste momento, devem visitar as poucas escolas que ainda não aderiram ao movimento. O objetivo é superarmos os 90% de adesão.

Participaram da reunião, pela APP, a presidenta da entidade, professora Marlei Fernandes de Carvalho, o secretário de Comunicação, professor Luiz Carlos Paixão, o secretário de Organização, professor Hermes Leão, o secretario Assuntos Jurídicos, Mário Sérgio Souza, o secretário de Funcionários, Valdivino de Morais e o secretario de Municipais Edilson de Paula. Pelo governo, o governador Beto Richa, o vice-governador Flávio Arns, o secretário de Educação Paulo Schimdt, a secretária de Administração e Previdência, Dinorah Nogara, o secretario da Fazenda Luiz Eduardo Sebastiani e o secretário de Governo Cézar Silvestre. Também estavam presentes deputados estaduais Professor Lemos, Valdir Rossoni, presidente da Alep, e Ademar Traiano, líder do governo na Assembleia.