ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > BOMBOU NA REDE: OS TEMAS MAIS DEBATIDOS DE JULHO

Bombou na rede: os temas mais debatidos de julho

31/07/2015

Confira os assuntos que tiveram maior repercussão no site da CUT

Escrito por: CUT

Democracia: A CUT está produzindo uma série de entrevistas com intelectuais, para falar sobre democracia e as tentativas de golpe no País. O filho do ex-presidente João Goulart, João Vicente Goulart, os juristas Dalmo Dallari e André Bezzerra, além do chanceler Celso Amorim, foram os primeiros entrevistados.

Golpe de Cunha: No dia 1 de julho, após uma sucessão de golpes para aprovar matérias em que havia saído derrotado, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi ridicularizado durante discussão no Plenário. “Ditador”, “golpismo”, “Antidemocrático”, foram alguns dos adjetivos dirigidos ao parlamentar.

Economia: No último dia 28, a CUT protestou contra a política econômica do governo em frente ao Ministério da Fazenda, em Brasília. Para a Central, o ajuste fiscal promovida pela pasta prejudica diretamente a classe trabalhadora.

Petrobrás: No dia 24 de junho, teve início a greve dos petroleiros. A paralisação é um protesto da categoria contra o novo Plano de Gestão e Negócios da Petrobrás referente aos anos de 2015/2019 e, contra o PLs 131, o projeto entreguista do Serra, que pode tirar da Petrobrás o papel de operadora única do pré-sal. Mais uma vez, os trabalhadores demonstraram grande capacidade de organização e resistência e, compreendendo que neste momento, não há outra saída para defender os direitos da classe trabalhadora, a não ser lutando.

Repúdio: A CUT não irá permitir a criminalização de companheiros e companheiras do movimento sindical e o uso político da operação Lava-Jato. Confira a nota da Central em defesa da democracia e contra o ataque sensacionalista da mídia.