ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > FETRAFS DA REGIÃO SUL DO PAÍS REALIZAM PLENÁRIA E DELIBERAM POR INTENSIFICAR MOBILIZAÇÕES

Fetrafs da região Sul do país realizam plenária e deliberam por intensificar mobilizações

26/03/2017

Os três estados do Sul nas lutas em defesa da classe trabalhadora

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa

A agricultura familiar da região sul do país, representada pelas Fetrafs do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina realizaram uma plenária nesta sexta-feira (24) na cidade de Chapecó para planejar as ações de mobilizações contra os retrocessos do atual Governo Temer e que tramitam em caráter de urgência no Congresso Nacional.

As principais temáticas dos debates foram sobre a reforma da previdência social e trabalhista, da Medida Provisória 759 – que trata da regularização fundiária, das portarias referente ao Minha Casa Minha Vida Rural.

Dentre os encaminhamentos, as federações irão manter as mobilizações e vão intensificar os atos cada vez mais, até os dias de votação.

“Vamos continuar com os debates, seminários, audiências públicas e os comitês municipais em defesa da previdência social. Além disso iremos acampar em locais públicos com o objetivo de apresentar a sociedade todas as medidas de retrocesso que serão votadas na Câmara”, explica Cleonice Back, coordenadora da Fetraf-RS.

Nas etapas seguintes de mobilizações está previsto além das manifestações, os acampamentos de longos dias em rodovias, órgãos públicos, agências federais e estaduais a fim de sensibilizar parlamentares e sociedade sobre as propostas que devem ser votadas como a reforma da previdência, reforma trabalhista, MP 759, dentre outras.

Para o Alexandre Bergamin, coordenador da Fetraf-SC, a atividade é importante porque unifica os três estados do Sul nas lutas em defesa da classe trabalhadora. “No debate coletivo é que tiramos as ações. É um momento histórico triste para o país e temos que denunciar o que estão fazendo com a nossa Constituição. Os políticos que votarem hoje contra os direitos do povo não irão se eleger no próximo ano”.

“Todos os nossos estados onde há Fetraf estamos e vamos permanecer mobilizados. A continuidade da luta é necessária e deve ser um esforço coletivo para só assim conseguirmos assegurar os diretos que conquistamos nos últimos anos”, avalia Marcos Rochinski, coordenador geral da CONTRAF BRASIL.

Além dos agricultores familiares e das lideranças sindicais o evento contou com a participação do deputado federal Pedro Uczai e deputado estadual Altemir Tortelli.

“A participação dos deputados e lideranças nacionais como também dos nossos sindicatos é importante para nos trazer a conjuntura a nível local e nacional. Isso nos dá uma perspectiva da continuidade da luta, principalmente contra a reforma da previdência" comenta Neveraldo Oliboni, coordenador da Fetraf PR.