ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > BANCO CENTRAL INVESTE NA RECESSÃO

Banco Central investe na recessão

02/12/2016

Reduzir a SELIC em apenas 0,25 p.p. é decisão enganosa e insignificante

Escrito por: CUT Nacional

A decisão do COPOM de reduzir a taxa de juros básica da economia (SELIC) em apenas 0,25 pontos percentuais é enganosa e insignificante frente a necessidade urgente do país retomar o crescimento econômico e voltar a gerar empregos.

Ainda temos a maior taxa de juros do mundo, mais que o dobro da Rússia – segunda colocada.

Os juros altos privilegiam a especulação financeira, mantendo os lucros dos especuladores e banqueiros em níveis recordes como por exemplo o Itaú, onde trabalhava o presidente do Banco Central Ilan Goldfajn, que nos 9 primeiros meses de 2016 já lucrou R$ 16 bilhões, enquanto isso a população amarga uma das maiores crises econômicas da nossa história que está desempregando 12 milhões de pessoas.

Os juros altos desestimulam o consumo e o investimento que são fundamentais para a economia retomar o crescimento, e também fazem explodir os gastos com o pagamento de juros da dívida pública, que já ultrapassam R$ 500 bilhões por ano e são responsáveis por 90% do déficit público.

Para a CUT é urgente a redução significativa da taxa de juros para que a economia pare de encolher, volte a gerar emprego e renda, e retome o caminho do desenvolvimento com distribuição de renda.

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual TVT

Todos os Direitos Reservados © Escola Sul | Tel: (48) 3266.7272 – 3266.5647
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Florianópolis – SC