ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > CHAPA 1 CUTISTA DO SINDSEP VENCE ELEIÇÕES COM 76% DOS VOTOS

Chapa 1 CUTista do Sindsep vence eleições com 76% dos votos

29/04/2016

Escrito por: CUT Brasília

Os trabalhadores filiados ao Sindsep (Sindicato dos Servidores Públicos Federais do DF) elegeram a Chapa 1 CUTista  – Em Defesa dos Servidores e da Democracia – para dirigir o sindicato no triênio 2016/2019. As eleições que ocorreram nos dias 26 e 27 de abril teve a participação de outra chapa – União dos Servidores.

O processo eleitoral levou mais de 2.000 eleitores às urnas, sendo 1.769 deles deram seus votos para a chapa vencedora, resultando em 75,95% de aprovação. A outra chapa teve 24% dos votos. Houve apenas 90 votos brancos e 17 nulos.

Como processo eleitoral do Sindsep é realizado em duas etapas, os eleitores votam para as chapas candidatas a diretoria executiva e para as chapas do conselho fiscal. A vitória da Chapa 1 foi significativa também na hora de eleger o conselho fiscal. O pleito elegeu a Chapa A – Em defesa dos Servidores e da Democracia com 1.384 votos.

De acordo com a chapa vencedora, os principais desafios para este mandato é a busca por melhores salários, uma política salarial permanente com correção das distorções, reposição da perdas inflacionárias, direito à negociação coletiva, a paridade salarial entre aposentados e pensionistas, e um serviço público de qualidade, .entre outros pontos.

Oton Pereira, reeleito secretário geral do Sindsep, afirma que a vitória da chapa CUTista para a direção do sindicato foi extremamente importante. “A Chapa 1 não teve medo de se posicionar contra o golpe e em defesa da democracia, mesmo com a falsa interpretação de que a defesa da democracia é a defesa do governo. Os servidores entendem que a chapa 1 é em defesa dos trabalhadores”, disse.

A vice-presidente da CUT Brasília, Meg Guimarães, acompanhou o processo eleitoral, parabenizou a chapa vitoriosa e ressaltou a importância do resultado para a classe trabalhadora. “Esta vitoria é significativa para a CUT e para os servidores principalmente diante do cenário político econômico que o país enfrenta. A principal tarefa neste momento é barrar o golpe em curso que ameaça nossos direitos e conquistas”, concluiu.

Nos próximos dias a diretoria executiva do Sindsep definirá a data da cerimônia de posse da nova direção.