ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > VÍDEO DENUNCIA CRIMES ANTISSINDICAIS DO GOVERNO PARAGUAIO

Vídeo denuncia crimes antissindicais do governo paraguaio

05/02/2016

Produção da CTA-Argentina com apoio da CUT ecoa protestos

Escrito por: CUT

A greve geral realizada pelos trabalhadores paraguaios no final de 2015 e a mobilização social em um contexto de alta conflitividade e perseguição de dirigentes foi documentada em vídeo, que ganha as redes sociais a partir desta semana.

Contando com depoimentos de lideranças camponesas, comunitárias, femininas, estudantis e dos trabalhadores, o documentário denuncia as medidas anti-populares e as inúmeras práticas antissindicais adotadas pelo governo de Horacio Cartes.

Entre outras bandeiras, o movimento grevista reivindicava o aumento salarial de 25%, a redução do preço das passagens no transporte público, o reconhecimento dos sindicatos pelo Ministério do Trabalho, o fim do uso de agrotóxicos, a aplicação de um imposto para a soja, melhorias no sistema de saúde e aposentadoria, investimento de 7% do PIB na educação e a recontratação dos motoristas da linha 49 de Assunção - demitidos sumariamente por formar um Sindicato e que chegaram a ficar mais de quatro meses crucificados, embaixo de lonas, em frente ao Ministério do Trabalho.

Produzido pelo cinegrafista Nicolás Honigesz, assessor da Central de Trabalhadores da Argentina (CTA), com apoio do jornalista Leonardo Wexell Severo, assessor da Secretaria de Relações Internacionais da CUT, o documentário integra as produções da Rede de Comunicadores da Confederação Sindical das Américas (CSA).