ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > INCRA ASSINA COMPROMISSO E SEM TERRA ENCERRAM CARNAVAL VERMELHO

Incra assina compromisso e sem terra encerram Carnaval Vermelho

05/02/2016

Incra sede e os seus prédios regionais foram desocupados finalizando o Carnaval Vermelho

Escrito por: CUT Brasília

Na tarde dessa quinta-feira (4), o diretor de programas do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Leonardo Goes Silva, entregou aos líderes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) a ata de compromisso com 20 pontos negociados com o grupo de trabalhadores sem terra. Com isso, o Incra sede e os seus prédios regionais foram desocupados, finalizando o Carnaval Vermelho.

De acordo com a dirigente da FNL, Jéssica Camargo, o saldo do movimento foi positivo. “Além dos pontos negociados, conseguimos mostrar a nossa força para o governo e para a sociedade; garantimos um amadurecimento político. Vamos acompanhar o atendimento do que foi acordado e, caso haja descumprimento, iremos articular novas ações”, afirma.

Entre os pontos que, segundo o Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), serão atendidos prontamente, estão a agilização de cestas básicas e lonas nos acampamentos de sem terra; agilização dos ofícios para conter a reintegração de posse irregular pedida por grileiros; liberação imediata o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), principalmente para a região Nordeste; e análise do Plano de Carreira dos servidores do Incra.

O Carnaval Vermelho foi iniciado no dia 1º de fevereiro e marcou o mês com ocupações de prédios públicos, acampamentos e fechamento de vias em Brasília e em várias capitais do país. Entre outros pontos, os trabalhadores sem terra reivindicaram o assentamento imediato das milhares de famílias acampadas; desapropriação dos latifúndios improdutivos; imissão na posse das áreas já desapropriadas (tomar posse); demarcação imediata das terras indígenas; fim da PEC 215 (que transfere do Executivo para o Legislativo a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas) e o reconhecimento dos quilombolas e seus territórios em todo o Brasil.