ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO É TEMA DE DEBATES EM SÃO PAULO

Democratização da comunicação é tema de debates em São Paulo

25/11/2015

FENAJ, Sindicato dos Jornalistas de SP e Barão de Itararé promovem atividades

Escrito por: Érica Aragão, com informações do Barão de Itararé e Sindicato dos Jornalistas de SP

A concentração da propriedade nas mãos de pouco menos de 10 famílias atrasa a ampliação da democracia no país. E essa história é marcada pelo monopólio da palavra e do debate público.

Um monopólio que está a serviço da elite econômica e sem compromisso social com a população. A mídia não mostra todos os lados e nem todas as notícias, elas são selecionadas de acordo com seus interesses.

A comunicação deveria ser um serviço público e que gerasse um debate crítico na sociedade para que fosse construído um país cada vez melhor. A comunicação é um direito humano e a liberdade de expressão é condição indispensável para garantia da democracia.

Entidades que lutam pela ampliação das vozes e pela total liberdade de expressão estarão esta semana promovendo 3 atividades para debater a mídia democrática para o Brasil.

Serviços:

FENAJ e Jornalistas de SP

O sindicato dos jornalistas de São Paulo organiza, junto com a FENAJ, e sedia 2 debates sobre mídia democrática para o Brasil. A proposta é debater questões como objetividade e subjetividade da mídia, concentração da propriedade dos meios de comunicação, legislação e regulação, e também o "Direito de Resposta", projeto do senador Roberto Requião, recentemente sancionado com um veto pela presidente Dilma Rousseff e que tem causado polêmica nos meios de comunicação mas que também recebeu muitos apoios.

Nesta quarta (25) terão na mesa: Franklin Martins, Paulo Henrique Amorim, Laurindo Leal Filho. E na quinta (26), João Feres, Fábio Konder Comparato e o senador Roberto Requião estarão presentes.

Ambos debatem começam às 18h30 e serão na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, na Rua Rego Freitas 530.

Barão de Itararé

No Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé vai rolar debate e homenageia, no dia 26 de novembro, o legado de Vito Giannotti, histórico lutador pela democratização dos meios de comunicação no Brasil.

A atividade consistirá em um bate-papo com Cláudia Santiago Giannotti (Núcleo Piratininga de Comunicação), Nilton Viana (editor do jornal Brasil de Fato) e Sebastião Neto (Projeto Memória da Oposição Sindical Metalúrgica). Além disso, também ocorrerá o descerramento de uma placa com o nome do revolucionário ítalo-brasileiro, que batizará o auditório do Barão de Itararé.

Operário, dirigente sindical, comunicador popular e coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) - entidade que é referência em comunicação popular e sindical no país - Vito Giannotti faleceu no dia 24 de julho de 2015, aos 72 anos de idade. Na ocasião, o Barão de Itararé publicou a nota Vito, um grande abraço.

A atividade, com início marcado às 19h, é aberta e ocorre na sede do Barão de Itararé (Rua Rego Freitas, 454, conjunto 83 - República - São Paulo/SP).