ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > CAMINHADA DA LIBERDADE MARCA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM SALVADOR

Caminhada da Liberdade marca Dia da Consciência Negra em Salvador

23/11/2015

Ex-presidente Lula e o presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas participaram da marcha

Escrito por: CUT Bahia

Mais de 20 mil pessoas participaram da 15ª Caminhada da Liberdade organizada pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia, neste 20 de novembro, dia da Consciência Negra. A caminhada teve saiu do Curuzu às 17h e contou com a participação do ex-presidente Lula e do presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas.

O ex-presidente ressaltou as “conquistas” que o PT proporcionou ao povo negro e afirmou que a oposição precisa “colocar a mão na cabeça e pensar no que eram as negras e os negros antes dos governos do PT no Brasil”.

O Dia 20 de novembro foi escolhido para celebrar a Consciência Negra porque neste dia, em 1695, morreu Zumbi dos Palmares, a maior liderança do Quilombo dos Palmares e símbolo de resistência contra a escravidão. “Nosso povo, nossa história não podem ser esquecidos. Muito foi feito nos últimos anos, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Essa data reflete não só a consciência que devemos ter em relação ao povo negro; ela repara erros e nos faz refletir sobre luta pela liberdade dos negros brasileiros que jamais cessou”, afirmou o presidente da CUT Bahia, Cedro Silva.

Antes de chegar ao Centro Histórico, o cortejo parou na Praça da Piedade e fez uma homenagem aos líderes da sedição conhecida pelos livros de história como conjuração baiana, Lucas Dantas de Amorim Torres, Luís Gonzaga das Virgens, Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento, executados naquele local, em 1798, por protestarem, entre outras coisas, por pela emancipação política do Brasil e a implantação da república. “As forças militares debelaram o movimento antes que a revolta ocorresse e enforcaram, na Praça Pública, os líderes do movimento”, explicou o dirigente CUTista.

O Dia da Consciência Negra, foi instituído em 10 de novembro de 2011,  através da Lei nº 12.519. A data é um feriado facultativo, e cabe aos estados e municípios a decisão de decretar o feriado. Na Bahia, apenas Alagoinhas, Lauro de Freitas, Cruz Das Almas, Camaçari e Serrinha decretaram a data como feriado, que também é celebrado em outras mil cidades brasileiras.