ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > NOVA COORDENAÇÃO DA ESCOLA NE É ELEITA NA REUNIÃO DO CONSELHO POLÍTICO-DELIBERATIVO

Nova coordenação da Escola NE é eleita na reunião do Conselho Político-Deliberativo

08/10/2015

Atividade ocorreu em Recife (PE) e contou com a participação de mais de 30 dirigentes da r

Escrito por: Escola NE da CUT

O Conselho Político-Deliberativo (CDP 2015), realizado no dia 1º/10/15, em Recife/PE, foi um importante momento de reafirmação da estratégia e ações da Escola Nordeste enquanto instrumento da Política Nacional de Formação da CUT, e contou com a participação de diversos ramos, das 9 CUTs Estaduais e da CUT Nacional, representada por Celestino Lourenço (Tino) – Secretário Nacional de Formação da CUT, além de, naturalmente, a própria Coordenação Executiva da Escola e funcionários.

O CPD é instância máxima de deliberação da Escola NE, e esteve reunido com os objetivos de eleger a nova coordenação da entidade para o triênio 2015-2018 e avaliar a prestação de contas da gestão 2012-2015. A reunião teve inicio com a apresentação do balanço executivo da gestão (2012-2015), feita pelo então Coordenador de Formação, o trabalhador do ramo químico de PE Paulo Souza. Em seguida, foi apresentado e aprovado por unanimidade o balanço contábil da entidade no último triênio, conforme recomendação do Conselho Fiscal que se reuniu um dia antes do CPD para avaliar as despesas e receitas da Escola.

Depois de ter as contas aprovadas pelos membros do CPD, a reunião seguiu para dar início a eleição da nova coordenação da Escola NE para o período (2015-2018). A Escola se organiza, para fins operativos e organizacionais, por sub-regiões. A sub-região norte (PI, MA e CE) esteve representada durante a última gestão pela Bancária Lúcia Silveira (Ceará) na Coordenação Geral. Já a chamada sub-região sul (AL, SE e BA) foi representada pelo trabalhador rural Messias Vale na Coordenação Financeira e a sub-região centro (PE, PB e RN), estava até o momento do CPD sendo representada por Paulo Souza, na coordenação pedagógica.

Com a melhor avaliação dos últimos tempos, tanta na gestão financeira da entidade quanto na execução qualificada das atividades previstas pela Política Nacional de Formação (PNF/CUT), a coordenação da Escola NE foi parcialmente reconduzida durante o CPD. Dessa forma, a bancária Lúcia Silveira se mantem na Coordenação Geral da Escola, o trabalhador rural Messias Vale na Coordenação Financeira e agora o professor pernambucano do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) Edeíldo Araújo assume a pasta da formação. Vale ressaltar que Edeíldo Araújo é também membro do coletivo de formação de Pernambuco e acumula vasta experiência na área. O CPD também elegeu o novo Conselho Fiscal da entidade para o próximo mandato que deverá acompanhar a execução financeira da Escola NE. Na titularidade do Conselho Fiscal foram eleitos: Jairo de Jesus (SE), Sebastião Santos (PB) e Maurício Mendes (MA) e na suplência foram eleitos as seguintes dirigentes: Wésia Sena (RN), Ana Angélica (PI) e Mônica Lopes (AL).

Além da execução plena das ações previstas pela Política Nacional de Formação (PNF/CUT), com mais de 400 dirigentes certificados durante esta gestão, a Escola NE durante o último triênio também apostou no diálogo com as CUTs do Nordeste. Fruto deste diálogo foi à construção coletiva do documento “PLATAFORMA DA CLASSE TRABALHADORA PARA O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE”, elaborada e produzida pela Escola NE em parceria com as 09 CUTs da região e entregue a representantes do Governo Federal em Seminário realizado e igualmente construído em parceria com as CUTs; está também à criação do FÓRUM NORDESTE DAS CUTs, criado em 2013 e atualmente coordenado pela Escola NE através de Lúcia Silveira e por Carlos Veras (Presidente da CUT/PE).

Este fórum vem se reunindo periodicamente e fomentando as discussões sobre o modelo de desenvolvimento para a região e no tocante à produção de conteúdo, a Escola NE inovou quando criou a revista “DIÁLOGOS” que em suas edições procurou, numa perspectiva colaborativa, envolver as 09 CUTs da região e movimentos sociais no seu processo de criação e desenvolvimento.

Por fim, todos/as participantes do CPD finalizaram a reunião desejando bons ventos e uma excelente gestão para a nova coordenação da Escola Sindical da CUT no Nordeste Marise Paiva de Moraes no triênio 2015-2018.