ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > PROFESSORES DO PARAGUAI PARAM NA SEGUNDA “CONTRA ORÇAMENTO MISERÁVEL”

Professores do Paraguai param na segunda “contra orçamento miserável”

02/10/2015

“3,9% do PIB não cobre sequer as necessidades básicas", denunciam

Escrito por: Leonardo Severo

Os professores do Paraguai paralisarão na próxima segunda-feira “contra o orçamento miserável destinado à educação pelo governo mentiroso do presidente Horacio Cartes”. Convocada pela Federação dos Educadores do Paraguai (FEP) e pela Organização de Trabalhadores da Educação Autêntica (Otep), a mobilização reivindica para o setor um investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB).

O país vem sendo sacudido nos últimos dias por uma onda de protestos estudantis, unificando escolas secundárias e universidades contra o desmonte do ensino

Para o secretário da FEP, Silvio Piris, a situação se tornou insuportável pela negligência do governo. O sindicalista denunciou que o orçamento enviado pelo governo paraguaio – atualmente em estudo pelo Senado - “não consegue sequer cobrir as necessidades básicas da educação”.

Silvio alertou que a atuação do ministro da Fazenda, Santiago Peña, é “completamente inoperante”, respaldando a política de arrocho fiscal. “Eu acredito que Peña é um tremendo mentiroso, igualzinho ao presidente da República, Horacio Cartes. Eles vivem dizendo que vão investir mais em educação, mas temos um orçamento de 3,9%, um dos mais baixos do continente”, condenou.

Além dos professores, os organizadores contam com “a participação ativa dos estudantes, dos pais e de toda a cidadania”.