ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > JUSTIÇA DETERMINA VOLTA DE DIRETOR DA CUTRS À AGCO

Justiça determina volta de diretor da CUTRS à AGCO

31/10/2014

Secretário de Juventude foi injustamente demitido após participar da assembleia

Escrito por: Renata Machado - CUT-RS

O Secretário de Juventude da CUT-RS, Marco Antônio Leal (o Bebezão), foi reintegrado à AGCO, através do mandado emitido pela 4ª Vara do Trabalho de Canoas, que garantiu o retorno do dirigente ao trabalho. Ele deve retornar às atividades a partir desta quarta-feira, 22.

O trabalhador metalúrgico da AGCO também integra a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa e foi injustamente demitido após participar da assembleia realizada na manhã do dia 7 de maio.

A empresa acusava o metalúrgico de ter agredido e ofendido alguns funcionários da área administrativa na ocasião. Por sua vez, Bebezão afirmou que apenas cumpria com sua obrigação de militante, conversando e convencendo os trabalhadores a participar, já que o tradicional bloqueio é feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas a pedido dos próprios trabalhadores da AGCO.

Imediatamente a demissão, a CUT-RS e o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, solidários ao trabalhador, iniciaram uma luta jurídica para anular a injusta demissão e reintegra-lo à fábrica.

O mandado de reintegração foi cumprido na tarde de segunda-feira, 20, e após quase cinco meses de entrave na justiça, a sentença garante que ele reassuma suas funções dentro da fábrica.

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, acredita que a situação se encaminha para uma resolução. “A Central junto com o Sindicato dos Metalúrgicos estará atenta e acompanhando este caso até o trabalhador retornar para suas atividades”, disse Nespolo.