ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > STIUPB E ENERGISA INICIAM NEGOCIAÇÕES SOBRE O ACT

Stiupb e Energisa iniciam negociações sobre o ACT

29/10/2014

Primeira proposta não envolveu questões econômicas; nova reunião está agenda para 5 de novembro

Escrito por: Stiupb

A diretoria Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb) se reuniu, na tarde da última terça-feira (28), com a direção da Energisa para dar início às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Na reunião, que ocorreu na sede da empresa em Campina Grande, a Energisa entregou um ofício ao Stiupb propondo os itens abaixo que serão analisados pelo sindicato juntamente com os trabalhadores:

1) Vigência e Data Base- As partes fixam a vigência do ACT para o período de 01/11/2014 a 30/10/2016;

2) Auxílio Creche- Manutenção da cláusula com a exclusão do pagamento para o pai viúvo, separado judicialmente ou divorciado, mantendo as demais condições vigentes para o auxílio;

3) Bolsa de Estudo- Manutenção da cláusula com a concessão de bolsa de estudo apenas uma vez por ano, bem como a concessão para empregados com mais de um ano de empresa, permanecendo as demais cláusulas inalteradas e ratificadas

4) Assistência Médica- A empresa continuará concedendo a assistência médica a seus empregados, pelo atual prestador ou qualquer outro, de acordo com os padrões corporativos definidos pela empresa

5) Parcelamento de férias- Concessão de férias de forma fracionada, em dois períodos corridos, a pedido escrito do empregado, desde que cada período não seja inferior a dez dias, para os empregados maiores de 50 anos poderá ser fracionado em dois períodos, desde que não tenham optado pela conversão de 1/3 do direito em abono pecuniário e respeitadas as regras aplicáveis a todos os empregados.

Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 5 de novembro para dar continuidade às negociações do ACT.

Para o presidente do Stiupb, Wilton Maia, “nesse primeiro encontro a empresa apresentou uma proposta curta que não envolve questões econômicas. Então, esperamos que na próxima reunião a Energisa apresente propostas de cunho econômico para discutirmos com a categoria o ACT proposto pela empresa”.

Saiba mais

No último dia 25 de setembro, o Stiupb entregou à diretoria da Energisa a proposta de ACT que foi aprovada pela categoria. Na campanha salarial deste ano, os trabalhadores da EBO e EPB reivindicam os seguintes itens: 1) Piso Salarial de R$ 1000; 2) Ticket Alimentação de R$ 750; 3) Reajuste salarial de 10% (para quem ganha acima do piso, atualmente); 4) Abono eventual de R$ 1.800; 5) Auxílio criança (EBO)/Auxílio creche (EPB) de R$ 350; 6) Auxílio excepcional de R$ 600; 7) Prêmio férias de R$ 500; 8) Salário de técnico de R$ 1.700; 9) Auxílio didático de R$ 250; 10) Bolsa estudo de R$ 520; 11) Isenção vale transporte de R$ 1.500; 12) Ajuda transferência de R$1.200 e 13) Subsídio do plano de saúde de 100% .