ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > AGRICULTORAS CRIAM COLETIVO DE MULHERES NO PARANÁ

Agricultoras criam Coletivo de Mulheres no Paraná

20/10/2014

Agricultoras tomaram conhecimento de projetos incentivados pela Fetraf-Sul

Escrito por: Fetraf-Sul

Agricultoras familiares paranaenses se reuniram na semana do dia 16 de outubro para organizar os coletivos de mulheres regionais e criar um Coletivo Estadual que fortaleça o trabalho dos sindicatos junto às mulheres no campo. Durante o seminário de Agricultores Familiares, foram apresentados projetos de formação específicos para agricultoras familiares e exemplos de trabalhos realizados em municípios do Paraná.

A secretária da Central Única dos Trabalhadores do Paraná trabalhou com as participantes a importância das políticas públicas para o meio rural e do trabalho das mulheres nas propriedades familiares. As agricultoras também receberam informações sobre dois projetos da FETRAF-SUL/CUT que estão sendo elaborados e devem iniciar em 2015 (formação para mulheres e agroecologia).

O principal objetivo do seminário foi criar o Coletivo de Mulheres da FETRAF-PARANÁ e organizar os coletivos já existentes nos Estados. Os sindicatos de Francisco Beltrão e Candói, que possuem coletivos estruturados, apresentaram seus trabalhos para o grupo. Segundo a coordenadora do sindicato de Chopinzinho, Luciana Alonso Kaiser, todas as mulheres que participaram do seminário farão um levantamento para saber se há ou não organização de coletivos em seus municípios.

Luciana destacou também que as integrantes do Coletivo de Mulheres da FETRAF-PARANÁ participarão dos cursos de formação que serão desenvolvidos e repassarão o conhecimento para as demais agricultoras.