ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > SERVIDORES DO MTE TERÃO GRUPO PERMANENTE DE DISCUSSÃO SOBRE MELHORIAS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Servidores do MTE terão grupo permanente de discussão sobre melhorias das condições de trabalho

22/08/2014

Grupo contará com representantes da secretaria-executiva do Ministério, além de representantes da Condsef, Fenasps, CNTSS e Sinait

Escrito por: Comdsef

A Condsef participou de uma reunião nesta quinta-feira (21) no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) onde foi apresentado formato de uma Portaria que irá criar o chamado GPCOT (Grupo Permanente de Discussão sobre Condições de Trabalho). A expectativa é de que a Portaria, que já passou pelo crivo do Conjur (Conselho Jurídico) do MTE, seja publicada ainda este mês e que o processo permanente de debates com representantes da categoria sobre melhorias de condições de trabalho possa, enfim, começar. O grupo contará com representantes da secretaria-executiva do MTE, além de representantes da Condsef, Fenasps, CNTSS e Sinait. Essas mesmas entidades que promoveram um seminário recente para discutir a proposta do governo de criação de um Sistema Único do Trabalho (SUT) também se organizaram em um fórum para debater e encaminhar ações que unificam os servidores do MTE.

Esse fórum vai se reunir pela primeira vez no próximo dia 28, na sede do Sinait, em Brasília. Entre outras ações que já foram aprovadas no seminário que reuniu representantes da categoria no debate sobre o SUT, será discutido o documento que deve ser enviado para todas as centrais sindicais que possuem assento no Conselho de Relações do Trabalho (CRT). O objetivo é debater com cada uma das centrais e buscar apoio de todas para os encaminhamentos aprovados pelos representantes dos servidores no seminário que aprovou por unanimidade a rejeição ao SUT e estabeleceu bandeiras de luta prioritárias para cobrar do governo o fortalecimento do MTE. Um documento já foi, inclusive, encaminhado ao ministro Manoel Dias. Reveja aqui.