ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > MOTORISTAS DE ÔNIBUS DA USINA HIDRELÉTRICA DE JIRAU PROTESTAM POR MELHORES SALÁRIOS

Motoristas de ônibus da Usina Hidrelétrica de Jirau protestam por melhores salários

29/07/2014

Em reunião realizada no último dia 15, trabalhadores recusaram proposta dos representantes das empresas

Escrito por: Sinttrar

Cerca de 200 motoristas de ônibus, que transportam diariamente os trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Jirau protestaram nesta segunda-feira (28) em frente à entrada principal do canteiro de obras. Eles reivindicam aumento de 15% sobre os salários. Outra exigência é um acréscimo de R$ 112 no vale alimentação. O protesto aconteceu entre 5h e 7h (horário local).

O presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sinttrar), Antônio Augusto da Silva, afirma que a última reunião entre motoristas e representantes das empresas de ônibus ocorreu no dia 15 de julho e que a proposta de 8,5% de aumento foi recusada pelos trabalhadores. O vale alimentação da categoria é de R$ 368 e com o aumento subiria para R$ 480, de acordo com sindicato.

"A situação dos motoristas não é vista como prioridade, mas a manifestação de hoje (ontem) provou que se eles param, a obra também para. As reivindicações são justas e possíveis de serem atendidas. Cerca de 200 motoristas protestaram e mais de 6 mil trabalhadores chegaram atrasados para trabalhar", disse Luizmar Oliveira das Neves, secretário geral do Sinttrar.

A manifestação desta segunda-feira durou aproximadamente duas horas e, segundo o Sinttrar, teve a participação de todos os motoristas que levam os trabalhadores ao canteiro da UHE Jirau, diariamente. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) apoia o movimento dos motoristas, disseram Josemir e Uilian diretores do Sinttrar.

Das seis empresas que prestam serviço de transporte, duas se manifestaram dizendo desconhecer o protesto. "Estamos aguardando um posicionamento do MTE [Ministério do Trabalho e Emprego] para saber o que devemos tomar de providências. Estranho o ato, pois até onde eu sei o Sinttrar é ciente de que agora temos que aguardar a decisão", disse José Luiz, proprietário de uma das empresas.

A assessoria da UHE Jirau não se pronunciou se houve prejuízos à rotina de trabalho dos operários por conta da manifestação.