ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > SINDAE: NOVA PROPOSTA, COM MAIOR GANHO REAL DE SALÁRIO, GARANTE FECHAMENTO DE ACORDO NA BAHIA

Sindae: Nova proposta, com maior ganho real de salário, garante fechamento de acordo na Bahia

28/07/2014

Empresas se comprometeram a discutir o pagamento do extraturno após o fechamento do acordo coletivo

Escrito por: Sindae-BA

Depois de várias rodadas de negociação com o Sindicato, a Cetrel S/A e a DAC, empresas ambientais da Bahia, apresentaram uma nova proposta para o acordo coletivo, que acabou sendo aprovada em assembleias realizadas na última quinta (24) nas sedes das empresas. A proposta aprovada trouxe como principal novidade o aumento do reajuste salarial, que saiu de 6,3% para 6,8%, o que implica num ganho real de salário de quase 1%.Essa foi uma proposta considerada vantajosa, até porque, sobre o salário já reajustado pelos 6,8%, será aplicado um aumento de 8,33% em troca da substituição pelo prêmio assiduidade. Esses dois percentuais incidirão diretamente no salário-base pago pelas empresas, além de repercutirem nos adicionais e na aposentadoria de cada um (uma). Vale salientar que a incorporação de benefícios com ganho real é uma luta histórica do movimento sindical.

Outro ponto considerado importante na nova proposta é que as empresas se comprometeram a discutir o pagamento do extraturno após o fechamento do acordo coletivo. Sobre esses temas muitas dúvidas foram discutidas durante as assembleias entre os (as) trabalhadores (as) e o advogado Daniel Vencimento, do Sindae. Em negociação anterior, as empresas já haviam aceitado pagar as horas extras aos operadores nos feriados 25 de dezembro e primeiro de janeiro. Os demais benefícios previstos na proposta de acordo continuaram mantidos: tíquete alimentação de R$ 28,00 (aumento de 12%), auxílios creche e educação de R$ 650,00 cada (aumento de 8,33%), auxílio por filho portador de necessidades especiais a R$ 730,00 (aumento de 8,95%) e auxílio funeral a R$ 4.600,00 para o titular e R$ 3.300,00 para os dependentes (reajustes de 6,97% e 6,10%, respectivamente).

A luta agora vai continuar para garantir mais transparência no Programa de Participação nos Lucros e Resultados, através da divulgação periódica do desempenho das empresas, assim como a revisão da tabela salarial, pois os salários estão muito aquém dos pagos nas demais empresas do Polo Petroquímico.