ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > CHAPA CUTISTA VENCE AS ELEIÇÕES DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE FLORIANÓPOLIS

Chapa CUTista vence as eleições do Sindicato dos Bancários de Florianópolis

17/04/2014

Pleito registrou 57,4% da preferência dos/as bancários/as pela chapa CUTista; direção eleita vai conduzir a entidade no próximo triênio

Escrito por: Sílvia Medeiros/CUT-SC

A eleição que aconteceu nos dias 14 e 15 de março envolveu mais de 80% da categoria filiada ao Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Florianópolis e região – SEEB Floripa. Com 999 votos, contra 740 da chapa de oposição, a Chapa CUTista vence as eleições com 57,4% da preferência dos bancários e bancárias.

A direção eleita vai conduzir o SEEB para os próximos três anos, presidido pelo bancário Marco Aurélio Silveira Silvano, o Marquinho que é bancário do Banco do Brasil, trabalha no sistema financeiro há 20 anos e conhece muito bem a realidade dos bancários do sistema público e privado. No seu primeiro discurso como presidente eleito do SEEB, Marquinho agradeceu o envolvimento de todos os integrantes da Chapa e destacou os compromissos com a categoria. “Essa vitória tem que nos levar ao diálogo, temos que trabalhar para ter mais mulheres dentro da direção e envolvida nos debates da categoria. Precisamos dar uma atenção aos bancários aposentados, que eles não sejam lembrados somente no período de eleição, temos que envolve-los nas lutas do Sindicato e além disso precisamos pensar no público jovem, mostrar a eles a importância de organização e mobilização da nossa categoria. Mas só vamos concretizar esses compromissos se nos mantermos unidos”, enfatizou Marquinho.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro – Contraf/CUT, Carlos Cordeiro, o Carlão, participou da apuração dos votos e parabenizou os bancários de Florianópolis por esse exercício de democracia. “A gente tem muito orgulho de ter uma categoria que participa do processo eleitoral, mas depois das eleições vêm os desafios. E o maior desafio agora é manter o grau de unidade da categoria, pois quanto maior o grau de unidade, maior a nossa possibilidade de derrotar o banqueiro”, salientou Carlão.

Neudi Giachini presidente da CUT-SC destacou a importância do SEEB Floripa na organização do ramo financeiro no estado. “Queremos contar com os companheiros e companheiras da chapa CUTista para fazer a luta pelos trabalhadores, uma luta que transpasse a categoria e faça seja toda à classe trabalhadora”, frisou Neudi.

O atual presidente do SEEB e Secretário do Meio Ambiente da CUT-SC, Jacir Zimermann agradeceu o envolvimento de todos os funcionários do Sindicato e da Comissão Eleitoral que garantiu a lisura desse processo democrático. “Mais uma vez confirmamos o espírito democrático do Sindicato. Foi uma disputa dura, mas que trouxe vários elementos da conjuntura nacional para a categoria, tornando o processo de campanha um espaço de politização dos bancários e bancárias de Florianópolis”, ressaltou Jacir.

“Essa foi uma vitória da CUT como construção da unidade dos trabalhadores, unidade é o mantra da nossa gestão. A disputa termina nesse momento a partir de agora somos uma única categoria que unida vamos fazer o enfrentamento aos banqueiros”, encerro Marquinho.